quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Amado de Deus

Filme: Amadeus
Roteiro / Direção: Peter Shaffer
Ano: 1985


A produção é uma biografia ficcional do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, pela ótica de seu rival Antonio Salieri. A história passa-se em Viena, na corte do Imperador Joseph II da Áustria, no final do século XVIII.

Muitas obras de destaque do compositor são mencionadas e sua indiscutível genialidade é retratada de forma encantadora, principalmente nas cenas em que são mostrados seus processos de criação.

O filme define a arte como modo tão intenso de relação com o mundo, que artista e obra tornam-se um, por isso, quando Mozart preserva a pureza de sua música, preserva a si mesmo. Salieri, que jamais alcança tamanha profundidade, inveja-o porquê admira-o, e é constantemente torturado por esse conflito de sensações.

Amadeus nos mostra quão grande é nosso poder de sublimação, mesmo na qualidade de criaturinhas tão frágeis, mas acima de tudo, nos inspira na busca de uma arte íntegra e verdadeira, que além de materializar nossos sonhos, transcenda nosso universo particular, e nos torne, de fato, Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário