quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Além do Bem e do Mal

Filme: O Fantasma da Ópera
Roteiro / Direção: Andrew Lloyd Webber e Joel Schumacher
Ano: 2004


O Fantasma da Ópera é a adaptação cinematográfica da peça musical de Andrew Lloyd Webber, baseada no romance de Gaston Leroux. Ambientado em um teatro de Paris do final do século XIX, conta a história de uma jovem soprano, Christine, com o coração dividido entre um suposto fantasma, Erick, e um visconde, Raoul.

Ambos são os extremos da mesma realidade: Christine. Seus temas musicais interligam-se, alternando entre a suavidade – Raoul – e a rigidez – Erick. Enquanto o fantasma é treva e estabelece com sua musa uma união emocional profunda, o visconde é luz, um despertar romântico adolescente. Para o primeiro, ela é a máscara pela qual ele pretende se relacionar com o mundo que o baniu, uma forma de libertá-lo da condição de monstro. Para o último é a realização de um sonho de felicidade.

Respiramos no compasso de Christine nesta ária grotesca e sublime, em que ao mesmo tempo que tememos ser aprisionados na escuridão, tememos renunciar ao seu fascínio e sermos privados de sua inspiração. E nessa tensão entre opostos, não há bem ou mal, há paixão, intensidade, exaltação e duas melodias  igualmente necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário