quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Liberdade, Verdade, Beleza e Amor

Filme: Moulin Rouge! Amor em Vermelho
Roteiro / Direção: Baz Luhrman e Craig Pearce
Ano: 2001


Moulin Rouge! Amor em Vermelho é um musical ambientado no bairro boêmio de Montmatre, Paris, no ano de 1899. O enredo, inspirado em três óperas ("La Bohème" de Puccini; "La Traviata" de Giuseppe Verdi; e "Orphée Aux Enfers" de Jacques Offenbach), conta a história e os ideais revolucionários de um grupo de boêmios frequentadores do cabaré homônimo, através dos registros literários da paixão entre a cortesã Satine e o escritor Christian.

Diferente de outras produções do gênero, grande parte de sua trilha sonora é formada por medleys de canções famosas, o que confere alto grau de sofisticação aos arranjos que adaptam composições dos mais variados tons e gêneros.

O filme é uma experiência sinestésica, somos absorvidos. Os números dramático-musicais do cabaré são ousadia, cores e ritmo frenético de imagens harmonizado com canções, em uma atmosfera sensual e inebriante. As demais cenas são reflexos do universo de Christian e Satine, que quando se unem, concretizam a essência da boêmia: o Moulin Rouge personifica a liberdade, ele a verdade, ela a beleza, e ambos o amor, que ridiculariza qualquer tirania, inclusive a morte.

Enfim, com Moulin Rouge! Amor em Vermelho, "a coisa mais importante que se pode aprender, é amar, e em troca amado ser!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário