sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Integração Exclusiva

Artigo: Editor fala sobre publicações de arte na era do iPad
Jornal: Folha.com – Ilustrada
Jornalista: Fernanda Mena
Data: 18/08/2010


“Antes, o editor de uma publicação desenhava como seria a experiência do leitor. Com a publicação digital, ele pode até sugerir uma maneira de olhar aquele conteúdo, mas haverá abertura para muitas outras possibilidades.”
Julius Wiedemann


O brasileiro Julius Wiedemann há dez anos trabalha na Editora Taschen e acredita que o futuro das publicações impressas está comprometido, mas quando o assunto é arte digital, os meios físicos são tradicionalmente valorizados, e a transferência dessa idéia para algo virtual ainda deve demorar um pouco para ser assimilada, reconhecida e valorizada.

Em mundo cada vez menor, a distância do essencial só cresce. O advento virtual com suas pretensões de globalização vive o paradoxo da integração exclusiva.

Temos acesso a todas grandes bibliotecas, mas não folheamos seus livros, podemos nos comunicar com pessoas de qualquer lugar do mundo, mas não as abraçamos.

Até o sexo virtual já foi sancionado, mas obra de arte não? O que nos conforta é que quando a única atividade intelectual reflexiva que nos restar for a televisão, o sinal será digital e de alta definição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário